Quem Somos

Quem Somos

O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa é uma Instituição sem fins lucrativos, que trabalha incansavelmente pelo desenvolvimento social, econômico e turístico da cidade de João Pessoa, através do turismo de eventos e negócios, tendo como âmbito de atuação a capital paraibana e região da Costa das Piscinas, incluindo o litoral norte e sul do estado da Paraíba, congregando empresas e entidades ligadas aos setores de turismo, transportes, comércio, indústria e serviços do litoral paraibano.

A função do Convention Bureau é promover e fomentar o turismo e suas atividades inerentes, atraindo novas oportunidades de negócios para seus associados; fortalecendo a imagem da Paraíba e de sua capital João Pessoa nacional e internacionalmente.

Trabalho a favor da Paraíba

Com a finalidade de promover o desenvolvimento turístico na capital paraibana, o Convention Bureau trabalha estimulando o turismo de eventos, negócios e lazer, contribuindo com o crescimento econômico e turístico da região.

Dessa forma, seu trabalho baseia-se em:

  • Captar e apoiar congressos e eventos;
  • Promover a cidade de João Pessoa e Região como destino turístico de eventos e negócios;
  • Impulsionar e apoiar a qualificação da mão de obra empresarial;
  • Fomentar os negócios dos associados através da comercialização e rodadas de negócios;
  • Trabalhar em prol do associativismo em todos os setores da economia.

Através das mensalidades de suas empresas associadas, o Convention Bureau mantém sua estrutura física, o funcionamento de suas atividades administrativas e sua equipe de profissionais. Já os projetos da entidade são executados a partir de parcerias técnicas e financeiras com organizações públicas e privadas.

Objetivando aumentar o fluxo turístico principalmente na baixa temporada e ampliar o número de congressos no destino, o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa atua – de forma totalmente gratuita – para trazer o evento de sua categoria profissional, corporativo ou esportivo para a cidade de João Pessoa. Além disso, desenvolve ações que resultam na formação de uma imagem positiva, favorável à cidade. O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa atua como órgão de apoio e dinamização junto aos diversos setores ligados ao segmento turístico, prestando cooperação e apoio técnico, disponibilizando material promocional, acesso ao banco de imagens, estatísticas e outros dados especializados, além de organizar e acompanhar visitas de familiarização e inspeção técnica a cidade de João Pessoa e região.

Mensagem do Presidente

Dinamismo e União, palavras chaves que traduzem a gestão do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e Região da Costa das Piscinas. Não demorou muito para que nossa equipe técnica contabilizasse efetivos resultados positivos ao longo dos últimos 6 anos. Nossos passos tem sido procurar mostrar a importância da Instituição para o fomento da indústria do turismo e do mercado de eventos e business na capital paraibana. Nesses mais de 10 anos, conseguimos nos estabelecer no setor sobre a validade das ações empreendidas e por conseqüência as empresas associadas começaram a chegar. Hoje já somos mais de 60 associados em mais de 20 importantes segmentos da economia do turismo que expressam um número extremamente considerável. Isso significa algo em torno de 96% da hotelaria da cidade e diversas outras empresas de variados segmentos da economia formal, mas todos com algum interesse no turismo de eventos.

Ainda como resultado do árduo trabalho, estamos executando diversos processos de captações de eventos, número bastante expressivo frente a todo trabalho que tem sido feito pela nossa competente diretoria e equipe técnica operacional, além do marketing de destino junto aos órgãos oficiais de turismo do estado e do município. Essas captações tem sido realizadas com muito esmero, o que nos dá uma ideia da aceitação da cidade de João Pessoa como destino propício a realização de novos e importantes eventos. Isso representará uma injeção importante de cifras na economia pessoense.

Continuamos o nosso trabalho convencidos de que esperamos trazer para cá empresas que têm sido no turismo um grande fomentador de seu movimento econômico, como é o caso dos shoppings centers, associações comerciais diversas, indústrias, gráficas, locadoras de automóveis, agências de viagens, receptivos, transportes turísticos, operadoras, bares e restaurantes, empresas de eventos e etc. Faz-se também necessário mostrar à população e aos dirigentes de categorias profissionais que o trabalho do Convention Bureau acarreta quando é estimulado a trabalhar no suporte de apoio a captação de eventos. Os Convention Bureaux na sua maioria são os principais parceiros das instituições e apoio ao turismo e as categorias profissionais e associativas, indo muito além da simples captação de eventos. São os Conventions que ajudam na formação, especialização e capacitação de mão de obra para o setor do turismo e atuam em pesquisas que visam aperfeiçoar os serviços oferecidos pelo destino turístico. Nós participamos zelando pela manutenção dos equipamentos e na elaboração de campanhas, como preparam a população para receber o turista, manter a cidade limpa e outras ações que afetam diretamente toda a economia das cidades turísticas.

É importante notar que a Paraíba e em especial a cidade de João Pessoa entrou numa fase bastante positiva do turismo. No âmbito municipal, observa-se o legado deixado pela prefeitura da capital com o com o complexo da Estação Cabo Branco concebida pelo arquiteto Oscar Niemayer e a Estação das Artes. No âmbito estadual, dentre outras ações, destacamos a consolidação do novo Centro de Convenções Cabo Branco Poeta Ronaldo Cunha Lima e do Pólo Turístico Cabo Branco, além de uma política real de divulgação e promoção do destino. Tudo isso, aliado à duplicação da BR 101 que liga nossa capital à outras do Nordeste, irá causar um impacto altamente positivo na movimentação turística e o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa espera ser, em parceria com as modernas organizações públicas e privadas de nossa cidade, um impulsionador da mudança de mentalidade e um ajudante incansável no estabelecimento de um profissionalismo que há muito buscamos.

Avante! Nosso compromisso com o turismo paraibano não para por aqui...

Estamos prontos para ajudá-lo(a)!

Camilo Juliani - Presidente do Conselho de Administração

Insitucional

Missão

Captar, apoiar, desenvolver e estimular a geração de congressos e eventos, propiciando novas oportunidades e possibilidades de geração de negócios para nossas empresas associadas, fomentando o turismo sustentável na cidade de João Pessoa e região.

Visão

Ser referência regional e nacional na captação, apoio e geração de eventos, exercendo liderança e competitividade regional no turismo de eventos, consolidando parcerias privadas e públicas atuando como clube de negócios

Valores

Comprometimento;

Cooperação;

Credibilidade;

Ética;

Imparcialidade;

Profissionalismo;

História
O primeiro Convention & Visitors Bureau foi lançado em 1896, nos Estados Unidos, na cidade de Detroit-MI. Alguns anos depois outras cidades de porte seguiram o exemplo, como Cleveland em 1904, Londres em 1905, Atlantic City em 1908, Dever e St. Louis em 1909, e daí por diante os maiores destinos turísticos e de eventos de negócios em todo o mundo foram instituindo seus CVBs como organizações voltadas para o desenvolvimento das potencialidades turísticas de sua cidade ou região.
 
Atualmente estima-se já existir um número superior a mil CVBs em todo o mundo. Somente os Estados Unidos superam a marca de 500 CVBs, destacando-se os localizados nas cidades de New York, Miami, Las Vegas, Orlando e São Francisco. No Brasil, há mais de uma centena de CVBs organizados em Federações Estaduais e estas, confederadas a Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux – CBC&VB, com sede em Brasília-DF. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as pioneiras, tendo lançado seus CVBs no ano de 1984.
 
O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa foi instituído oficialmente em dezembro de 2002, numa iniciativa das mais importantes entidades públicas e empresariais da Paraíba. 
Downloads

Para preencher o formulário de cadastro de filiação clique em Termo de Adesão e envie de forma digitalizada para o e-mail: [email protected] com os seguintes documentos: 

- Ficha cadastral preenchida e assinada de forma digitalizada;
- Cópia do CNPJ digitalizada;
- Cópia do Contrato Social digitalizado;
- Logomarca da empresa em Jpeg;
- Descritivo da empresa para comercialização e assessoria de imprensa por e-mail;
- RG e CPF do responsável digitalizado.

Baixe a Logomarca do Convention Bureau de João Pessoa 

Nossa Equipe